Nos dia 18 e 19 de maio a cidade de Pinhel acolheu o Congresso Municipal de Educação “Pinhel Ativo na Promoção do Sucesso Educativo”.

A iniciativa resultou de uma organização conjunta do Município de Pinhel, do Agrupamento de Escolas de Pinhel e da Rede de Bibliotecas Escolares e teve como público-alvo professores, educadores e outros profissionais ligados à área da educação.

Durante os dois dias de trabalhos, foram debatidos temas relevantes para a promoção do sucesso educativo. A sessão de abertura contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Pinhel, o Diretor do Agrupamento de Escolas de Pinhel e o Coordenador Interconcelhio da Rede de Bibliotecas Escolares.

Na tarde de sexta-feira foram apresentados três painéis. “Promoção vs Prevenção: Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar”, teve como oradores José Verdasca e Teodolinda Magro; “A Importância das Políticas Locais vs Liderança Escolar na Promoção do Sucesso Escolar”, os oradores foram Valter Lemos e Teresa Calçada; e “O Sucesso Começa na Educação Pré-Escolar – Novas Orientações Curriculares”, a oradora foi Maria Infante.

A noite foi preenchida com um jantar oferecido pelo Agrupamento de Escolas de Pinhel e servido pelos alunos do Curso Profissional de Restauração. Seguiu-se uma Mesa Redonda onde se abordou o tema “Politicas Locais de promoção do sucesso escolar”. Este debate contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Pinhel, Rui Ventura, do Diretor do Agrupamento de Escolas de Pinhel, José Vaz e do Diretor Executivo do CDI Portugal, João Baracho.

No sábado foram apresentados mais quatro painéis. “(Re)Criar para o sucesso escolar”, foram oradores, Maria José Loureiro, Paulo Fernandes, Filipe Moreira e David Oliveira; “Inclusão e Inovação para o Sucesso”, teve como oradores Daniel Freitas e João Baracho. Já no período da tarde “Sem Leitura(s) não há sucesso escolar”, contou com a presença de Vítor Tomé e Manuela Pargana Silva e o último painel “Projetos inovadores para a promoção do sucesso escolar”, teve como oradores João Carlos Sousa e Susana Colaço.

Na Sessão de Encerramento participaram o Diretor do Agrupamento de Escolas de Pinhel, José Vaz, e o representante do Diretor da Direção Geral de Educação, João Carlos Sousa.

O envolvimento dos alunos dos cursos profissionais de Multimédia e Restauração foi uma mais valia para a organização. Os coffee breaks e o jantar foram servidos pelos alunos de restauração e a cobertura fotográfica e de vídeo foi feita pelos alunos de multimédia, um agradecimento especial a todos eles.

De referir que a participação neste congresso correspondeu a uma Ação de Formação de treze horas acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, colaboração do CFAE Guarda-Raia.

O balanço deste congresso foi muito positivo, os cerca de cem participantes saíram mais enriquecidos e mais preparados para todas as mudanças que se avizinham na educação. Os oradores que dinamizaram os diferentes painéis fizeram comunicações de excelência e a organização e logística estiveram à altura das exigências, pelo que fica o desafio para novas iniciativas deste tipo. Parabéns Pinhel!

Momento Musical

  

Sessão de Abertura

 

Painel 1 - José Verdasca

 

Painel 1 - Teodolinda Magro

  

Veja todos os vídeos dos vários momentos do congresso nesta ligação

 

 

Erasmus

Biblioteca

Tempo para Pinhel

Em linha

Temos 235 visitantes e sem membros em linha

Template Settings
Select color sample for all parameters
Red Green Blue Gray
Background Color
Text Color
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Scroll to top