A robótica como forma de consolidação dos conhecimentos de Física

No âmbito das atividades de final do 2º período, o grupo de Informática e o Clube de Robótica, propuseram a realização de uma sessão sobre a aplicação da robótica em outras áreas de conhecimento. No dia 4 de abril, último dia de aulas do 2º período, decorreu a palestra - "A robótica como forma de consolidação dos conhecimentos de Física" com demonstração utilizando um robô, sob a responsabilidade do Professor Luís Filipe Figueiredo do Instituto Politécnico da Guarda.

Estiveram presentes as turmas da área das Ciências e Tecnologias dos 10º e 11º anos e as turmas dos Cursos Profissionais de Programação e Multimédia.

A utilização da robótica leva os alunos a compreenderem melhor os conceitos da física relacionados com as metas curriculares na área de cinemática e dinâmica da partícula a duas dimensões e centro de massa e momento linear de sistemas de partículas. A Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico da Guarda desenvolveu um robô educativo com o qual, transmite aos alunos um conjunto de aprendizagens que lhes permitem consolidar os conhecimentos de física nestas áreas.

Além do agradecimento ao Professor Luís Filipe Figueiredo, responsável pela palestra, agradecemos também a presença da Diretora da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico da Guarda, Professora Clara Silveira. 

Ver video da atividade

 


Imprimir   Email