Jornada Nacional: Memória & Esperança

“As escolas foram um dos terrenos em maior evidência nesta pandemia. A experiência de confinamento foi uma prova especialmente dura para as crianças e os jovens e representou um desafio de grande envergadura para todos os agentes educativos.

Esta experiência envolve questões fundamentais da existência individual e coletiva e desafia dimensões fulcrais de aprendizagem da cidadania. Nesse sentido, constitui um motivo excelente para trabalhar pedagogicamente preocupações e objetivos que constam da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania.”

 OBJETIVOS

- Valorizar as histórias, aprendizagens, pontos de vista e os sonhos que as crianças e jovens fizeram desta pandemia. O mesmo se diga de outros membros da comunidade escolar e das escolas enquanto tal, que foram um dos cenários em que se evidenciaram algumas das grandes questões da pandemia, como, por exemplo, as desigualdades sociais e culturais.

- Envolver todos os membros da comunidade escolar e promover a qualidade nas manifestações e atividades; dando sentido e horizonte ao que a escola e a comunidade viveram no período da pandemia.

O memorial digital (Vídeo e Padlet) é o contributo do Agrupamento de Escolas de Pinhel.

Proposta de atividade de reflexão para todos os ciclos:

Dia 22 de outubro, 10 horas

  • Um minuto de silêncio
  • Apresentação aos alunos do Memorial digital

Padlet: Jornada Memória & Esperança