R4C - Reflecting for Change

O Agrupamento de Escola de Pinhel integrou o projeto R4C – Reflecting for Change que resulta de uma cooperação internacional e visa trazer uma visão estratégica para a inovação escolar, no âmbito da maturidade digital e da abertura à comunidade.

A metodologia Design Thinking permitiu aos alunos aprofundar conhecimentos das disciplinas envolvidas (Biologia-Geologia, Físico-Química, Química e Tecnologias de Informação e Comunicação), numa perspetiva de sustentabilidade ambiental e trazer a comunidade para a Escola e levar a Escola para a comunidade.

Com este trabalho pretendemos contribuir para a formação científica de todos os intervenientes, sendo esta uma condição de preparação para que, enquanto cidadãos cientificamente cultos, possam tomar decisões e contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade cada vez mais justa e marcada pela ciência e pela tecnologia.

Os óleos alimentares utilizados foram recolhidos pelos alunos e foi produzido biodiesel, que foi testado na oficina do Senhor Alfredo e não só!

A nossa Escola recebeu, numa primeira fase, a menção de Escola Avançada em inovação escolar, abertura e participação com a comunidade maturidade digital.