Os alunos que venceram o Concurso Nacional de Leitura (1.ª fase) receberam os prémios numa cerimónia realizada no dia 26 de abril na escola sede de Agrupamento. O Concurso Nacional de Leitura, que já vai na sua 12ª edição, tem como objetivo central a promoção da leitura e da escrita junto da população escolar.

Pela primeira vez, todos os ciclos do ensino básico podiam inscrever-se nesta edição do Concurso Nacional de Leitura que é promovido, a nível nacional, pelo Plano Nacional de Leitura (PNL). No nosso agrupamento inscreveram-se 79 alunos do 1.º, 2.º, 3.º ciclo e ensino secundário tendo sido apurados dois alunos por ciclo de ensino.

Na cerimónia de entrega de prémios esteve presente a direção do Agrupamento. Na sua intervenção, o Sr. Diretor, professor José Vaz, salientou que o sucesso educativo dos alunos também passa pela participação neste tipo de atividades dinamizadas pelas bibliotecas escolares. Felicitou os alunos vencedores e todos os que tiveram a iniciativa de se inscrever neste concurso nacional.

As professoras Esperança Álvaro e Beatriz Santos, da direção do Agrupamento, entregaram os prémios às alunas que venceram a fase concelhia do Concurso Nacional de Leitura: Adriana Raquel Ressurreição Lourenço, 4.º H, Maria Inês Fraga, 4.º G, Mariana Campos Monteiro, 6.º A, Mónica Coelho Simão, 6.º C, Ana Beatriz Gomes, do 8.º B, Beatriz Augusto Almeida, do 8.º A, Francisca Lopes dos Santos, 11.º C e Lara Joana Paulino dos Santos, 10.º C.

Na mesma cerimónia foram entregues os prémios aos três alunos que venceram o desafio intitulado “Jogo da Literatura” lançado pela biblioteca escolar durante a Semana da Leitura. Os alunos vencedores deste desafio foram os seguintes: Sara Martins dos Santos, do 7.º A, Érica Ribeiro, do 11.º C, Flávio Diogo Fonseca, do 12.º A.

A equipa das bibliotecas escolares, responsável pela dinamização do CNL no nosso agrupamento, agradece a todos os alunos que participaram nestas atividades. Um agradecimento especial a todos os docentes do 1.º, 2.º e 3.º ciclo e do ensino secundário, nomeadamente os docentes de Português, que participaram nas diversas etapas do CNL, desde a seleção das obras a ler, à elaboração e correção das provas. Agradecemos, igualmente, à direção do nosso agrupamento a presença na cerimónia de entrega de prémios e a sua disponibilidade para apoiar as iniciativas das bibliotecas escolares, nomeadamente os concursos e desafios no âmbito da leitura.

A próxima fase da 12.ª edição do Concurso Nacional de Leitura (fase intermunicipal da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela) já tem data marcada. Será no dia 22 de maio e realiza-se na Guarda, na Biblioteca Eduardo Lourenço.

Os livros a ler pelos alunos são os seguintes:

1º Ciclo - Para onde vamos quando desaparecemos? / Isabel Minhós Martins ; ilustrações Madalena Matoso. - 1ª ed. - Carcavelos : Planeta Tangerina, 2011.

2º Ciclo - A cerejeira da lua / António Torrado ; il. Lok Tai Tong ; rev. Elza Vieira. - Macau : Instituto Cultural ; Lisboa : Pública, 1990.

3º Ciclo - Meia hora para mudar a minha vida / Alice Vieira. - 2ª ed. - Alfragide : Caminho, 2015.

Ensino Secundário - O Japão é um lugar estranho : viagem de um pai com o seu filho ao país da manga e do anime / Peter Carey ; tradução de Carlos Vaz Marques. - 1ª ed. - Lisboa : Tinta-da-China, 2009.

Boas Leituras!

Biblioteca

Tempo para Pinhel

Em linha

Temos 175 visitantes e sem membros em linha

Template Settings
Select color sample for all parameters
Red Green Blue Gray
Background Color
Text Color
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Scroll to top