Projeto Reflorestar o Concelho de Pinhel

Noticias Visitas: 1903

No seguimento do ano dramático que vivemos ao nível dos incêndios que varreram também vastas áreas do Concelho de Pinhel, propomo-nos, com a colaboração do Município de Pinhel, a título simbólico, iniciar um Projeto de reflorestação de uma área afetada, com espécies autóctones.

Propomo-nos envolver todos os alunos, de todos os anos de escolaridade, para que no dia Mundial da Árvore, todos plantem pelo menos um sobreiro, num terreno previamente selecionado e preparado.

A espécie escolhida, por razões económicas, edáfico-climáticas e ambientais foi a espécie, símbolo nacional, o Sobreiro.

Para isso, na semana da Floresta autóctone, procedemos à recolha de bolotas de sobreiro.

Neste momento, estamos na fase de germinação e imediata sementeira em vasos e materiais reutilizáveis (embalagens Tetra-Pack).

Na paragem letiva do Natal, todos os "vasos" serão transferidos para a estufa do Município, para se conseguir o maior desenvolvimento vegetativo até ao dia 21 de Março.

Gandhi disse, há muito tempo, que o nível de desenvolvimento de uma sociedade se via pelo modo como tratavam os animais. Se ainda fosse vivo, perante os desafios que hoje se colocam à humanidade, “provavelmente diria” que o grau de desenvolvimento se via pelo modo como tratamos as árvores.

Como as árvores “urbanas” (excluindo as sacrificadas pelos incêndios) são, sem qualquer justificação aceitável, das mais maltratadas pelos homens, no dia 20 de março de 2018, organizaremos uma conferência sobre "O Papel das Árvores nos Espaços Urbanos”, iniciando assim os trabalhos que vão culminar com a plantação de sobreiros, no dia 21 de março de 2018.

No dia 20, da parte de tarde, procederemos à transladação de dois sobreiros do jardim da Escola para um espaço municipal. Esta acção justifica-se, dado estes serem uma espécie protegida por lei, e estarem num local onde se vai construir o futuro anfiteatro da Escola.

O Professor: Gastão Antunes

Reflorestar1.jpg Reflorestar10.jpg Reflorestar11.jpg

Reflorestar12.jpg Reflorestar13.jpg Reflorestar14.jpg

Reflorestar2.jpg Reflorestar3.jpg Reflorestar4.jpg

Reflorestar5.jpg Reflorestar6.jpg Reflorestar7.jpg

Reflorestar8.jpg Reflorestar9.jpg

Imprimir