5 O'Clock Tea

No dia 19 de fevereiro realizou-se na escola sede o "5 o'clock tea". Esta atividade foi dinamizada pelo grupo 330 - Inglês, com a colaboração do curso Profissional de Restauração Mesa e Bar. Os alunos puderam deleitar-se com um "chá inglês", scones, muffins, crepes e pastéis de nata.

Esta atividade deveu-se ao fato de Portugal ter desempenhado um papel ponderante na história do chá, e não só por ter sido o primeiro país europeu a estabelecer rotas comerciais com a China e a comercializar a planta, no dealbar do século XVI.

Na verdade, deve-se a uma princesa portuguesa a popularização do famoso "chá das 5" em Inglaterra. Catarina de Bragança, filha de D. João IV e de D. Luísa de Gusmão, casou com Carlos II de Inglaterra em 1661 e chegaria a Londres um ano depois, provida de um generoso dote constituído por 500 mil libras de ouro e... uma caixa de chá.

Envolta numa áurea de princesa culta e piedosa, Catarina fez-se respeitar na corte londrina onde iria impor - e transformaria no mais britânico de todos os hábitos do país - o ritual de beber chá. Encantadas, as classes mais altas seguiram a moda (o chá era um luxo) e, ainda hoje, o famoso 5 o'clock tea é, a par das figuras da monarquia ou do Big Ben, uma imagem de marca do Reino Unido, sinónimo de requinte e elegância.


Imprimir   Email