Visita ao Data Center da PT

No dia 27 de março os dezasseis alunos do curso Operadores de Informática do Agrupamento de Escolas de Pinhel, acompanhados por dois professores, visitaram o Data Center da Portugal Telecom na Covilhã.

O Data Center PT da Covilhã é um centro de processamento de dados, cuja inauguração foi feita a 23 de setembro de 2013. É um dos maiores data centers do mundo, com cerca de 75.500 m2 de área. Este grupo do Agrupamento de Escolas de Pinhel teve o privilégio de ter sido a segunda escola a ser recebida neste complexo tecnológico.

Depois de recebidos pela segurança do Data Center, que validou as identidades, o grupo foi conduzido a um pequeno auditório onde um dos técnicos da PT explicou o que é um Data Center e todas as particularidades que envolvem a sua instalação e manutenção, além disso referiu a importância que um equipamento deste tipo representa para as novas sociedades de informação.

Na segunda fase os alunos puderam visitar parte das instalações do Data Center. O percurso no interior do edifício foi acompanhado três técnicos que explicaram com detalhe o trabalho que se desenvolve no local.

Ao final de quase três horas de visita, os alunos foram convidados a preencher um questionário e a tirar uma foto de grupo. Além da simpatia de toda a equipa, os alunos foram presenteados com uma lembrança, um saco que continha um rato e uma caneta.

Um dos objectivos do curso operadores de informática é colocar os alunos em contato com a sociedade, com a realidade que os rodeia e com as tecnologias mais recentes. Esta iniciativa contribuiu para concretizar este objectivo e o balanço é francamente positivo uma vez que os alunos fizeram uma excelente avaliação desta actividade.

 

Ver galeria de fotos

Paulo Monteiro


Imprimir   Email