Sessões Escolares do Parlamento dos Jovens

No dia 20 de janeiro tivemos a honra de receber na Escola Secundária com 3.º ciclo de Pinhel o Sr. Deputado da Assembleia da República, Santinho Pacheco, para uma sessão de esclarecimento com os alunos que participam no Parlamento dos Jovens. A sessão de esclarecimento contou, também, com a presença do Sr. Diretor José Vaz que falou sobre a importância da participação dos nossos alunos nestas iniciativas de cidadania ativa.

Os cerca de 50 alunos presentes na sala 4 ouviram o Sr. Deputado falar sobre o fenómeno da violência doméstica e no namoro, tema em debate este ano. No decurso da palestra os alunos tiveram oportunidade de colocar questões bastante pertinentes ao Sr. Deputado que respondeu com clareza e acuidade.

No final da sessão, o Sr. Deputado deu uma entrevista para o programa de rádio “A Voz da Escola” que foi preparada pela aluna Mariana Joana e dirigida pelo aluno Paulo Jorge.

Ainda na manhã do dia 20, os alunos do ensino secundário organizaram a sua sessão escolar e à tarde foi a vez dos alunos do 3.º ciclo. Depois dos debates bastante animados e esclarecedores sobre as medidas a tomar para resolver a violência doméstica e no namoro, os alunos elegeram os representantes do nosso agrupamento para a sessão distrital do Parlamento dos Jovens. No 3.º ciclo foram eleitas as alunas Maria Saraiva, Daniela Varela e Mariana Monteiro. No ensino secundário foram eleitas as alunas Mariana Joana, Patrícia Rebelo e Lara Paulino. Como suplentes foram eleitas as alunas Ana Beatriz Alves e Dara Ferreira. As alunas Ana Beatriz Alves e Soraia Pedro foram eleitas candidatas à presidência da mesa distrital do Parlamento dos Jovens. Parabéns a todos os alunos eleitos e a todos os participantes!

A próxima fase do Parlamento dos Jovens (fase distrital) decorrerá na Guarda nos dias 16 e 17 de março (ensino secundário e 3.º ciclo, respetivamente).

A equipa das bibliotecas escolares agradece aos docentes que se disponibilizaram para apoiar os alunos nesta iniciativa (Maria do Céu Ferreira, Virgínia Lopes, Olga Santos, Isabel Aragonez), aos diretores de turma e aos docentes que dispensaram os alunos para participarem nesta sessão de esclarecimento e nos debates das sessões escolares do Parlamento dos Jovens. Agradecemos, igualmente, o apoio da direção na concretização desta atividade.


Imprimir   Email