Projeto “Ideias com Mérito” – “Podc@stelo de Pinhel”

Agrupamento Visitas: 11688

A Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), do Ministério da Educação, aprovou o financiamento do projeto “Podc@stelo de Pinhel” elaborado pela biblioteca escolar da escola sede do nosso agrupamento. O projeto, apoiado no âmbito do programa “Ideias com Mérito”, recebeu uma verba considerável da Rede de Bibliotecas Escolares para o equipamento de um estúdio de rádio onde os alunos possam gravar, com alguma qualidade, conteúdos que serão divulgados no programa “A Voz da Escola” da Rádio Elmo e numa plataforma online.

De salientar que o projeto da nossa escola foi um dos oito projetos aprovados a nível nacional.

A cerimónia de entrega dos certificados das “Ideias com Mérito” decorreu em Lisboa, no auditório da Escola Eça de Queirós, no dia 22 de março. Nesta cerimónia esteve presente o Sr. Diretor do Agrupamento de Escolas de Pinhel, professor José Vaz, acompanhado pelo professor bibliotecário. Participaram na cerimónia, que tinha como tema “Novas dinâmicas em bibliotecas escolares: projetos inovadores”, a Sr.ª Secretária de Estado Adjunta e da Educação, Dr.ª Alexandra Leitão, e a coordenadora nacional da Rede de Bibliotecas Escolares, Dr. Manuel Silva e, ainda, diversos coordenadores interconcelhios da RBE. O Sr. Diretor recebeu da Sr.ª Secretária de Estado Adjunta e da Educação o diploma das “Ideias com Mérito”.

O projeto "PodC@st`Elo de Pinhel" pretende aliar a apetência dos nossos alunos pela tecnologia digital à aquisição de hábitos de leitura. Procura reforçar e ampliar o trabalho que já é realizado no âmbito da divulgação de escritores, de livros, de poesia, de lendas e tradições locais e, ainda, de música em plataformas digitais e na Rádio Elmo.

Na página online da Rede de Bibliotecas Escolares, os responsáveis nacionais destacam a importância dos projetos “Ideias com Mérito” e a razão pela qual apoiam algumas escolas que se destacam no panorama nacional:

“O Programa Rede de Bibliotecas Escolares tem constatado, ao longo dos anos, que o nível do trabalho realizado pelas bibliotecas evidencia um conjunto de práticas cada vez mais centradas no uso da informação e no conhecimento, destacando o papel transversal que a biblioteca escolar ocupa, atualmente, no apoio aos curricula e na melhoria das aprendizagens.

Com o intuito de incentivar o trabalho destas escolas, foi criada a candidatura Ideias com mérito, que tem como objetivos identificar e apoiar as experiências mais consistentes e difundir as práticas concretizadas pelas bibliotecas.” (Fonte: http://www.rbe.min-edu.pt/np4/ideiasmerito.html)

ideiascommerito1.png ideiascommerito2.png ideiascommerito3.png

ideiascommerito4.png ideiascommerito5.png

Imprimir