Eclipse Solar Parcial de 20 de março de 2015

Noticias Visitas: 2275

Ocorre no próximo dia 20 de março um eclipse total do sol, o qual é parcial no território nacional. Só voltará a acontecer um eclipse solar total na Europa em 2026. No mapa abaixo apresenta-se a percentagem de obscurecimento (fração coberta) do disco solar, assim como a hora de ocorrência do máximo do eclipse. Como pode observar-se, na Madeira atingirá os 57%, subindo para 63% a 74% no continente e atingindo entre 70% a 78%.

 

Como exemplo, o eclipse em Lisboa começa às 07h 59min, tem o máximo às 9h 01min e termina às 10h 08min, com uma duração de 2h 08min e 67% de obscurecimento máximo. Informações dos dados astronómicos mais detalhados podem ser consultadas em http://oal.ul.pt/efemerides-do-eclipse-solar-20-marco/ .

Como Observar o Eclipse: regras de segurança

São restritos os locais que vendem filtros solares oculares para usar na cara (vulgo óculos do eclipse), os quais não devem confundir-se com os filtros oculares que se usam em telescópios.
Não havendo acesso a quantidade suficiente destes filtros solares/óculos de eclipse, é absolutamente obrigatório ter um comportamento seguro de observação deste fenómeno, pois há sérios riscos para a visão. Aconselha-se vivamente que as escolas que pretendam observar o eclipse solar optem pelos métodos de projeção, ou que se dirijam a um local onde se façam observações por pessoas qualificadas. Toda a informação com descrições dos métodos seguros de observação, bem como dos equipamentos que pode usar seguindo escrupulosamente as instruções, se encontra disponível em http://oal.ul.pt/observar-o-sol-emseguranca/
O Observatório Astronómico de Lisboa (OAL), em colaboração com a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), terá as portas abertas com entrada livre. Na semana do eclipse, será colocada informação sobre outras instituições que farão observações, em http://oal.ul.pt. Na manhã de 20 de março, na FCUL/OAL, encontrar-se-ão à disposição do público diversos telescópios e outros meios destinados à observação do eclipse, enquanto vários astrónomos explicarão estes fenómenos. Também se planeia difundir, em direto, nas páginas Internet do OAL e da FCUL, a imagem do sol durante o percurso total do eclipse.

REGRAS RESTRITAS A SEREM CUMPRIDAS

1.ª regra: NUNCA observar o sol diretamente sem filtros solares oculares* (vulgo “óculos do eclipse”).
2.ª regra: NUNCA usar óculos escuros, vidros negros de fumo, películas ou negativos fotográficos, radiografias, disquetes, CDs, DVDs, filtros de gelatina, polaroides, filtros Wratten e folhas de alumínio na observação do Sol. Não é igualmente recomendável o uso de quaisquer filtros de soldador abaixo do #14.
3.ª regra: NUNCA usar os filtros solares oculares combinados com binóculos, câmaras fotográficas, telescópios ou outros instrumentos óticos. Veja aqui a razão. Estes filtros solares SÓ devem ser usados para observação ocular direta, fazendo intervalos frequentes para descanso, a fim de o olho não aquecer demasiado.
4.ª regra: NUNCA colocar os filtros solares na ocular do instrumento ótico, ou seja, na lente onde se espreita para ver através dos binóculos ou telescópio. Nesta situação o filtro solar derrete, deixando entrar intensidade suficiente para queimar a retina.
5.ª regra: NUNCA fazer uso dos filtros solares oculares já utilizados ou que estejam guardados, antes de os testar adequadamente, pois podem ter microfuros, arranhões ou imperfeições que deixem passar mais radiação do que a permitida. Lembre-se de que a queimadura do olho é indolor, pelo que o perigo associado é enorme e arrisca assim a sua saúde. Antes de usá-los, deve testar a sua segurança, olhando através deles para uma luz muito forte (e próxima) em casa, e procurando falhas, furos e riscos.
6.ª regra: NUNCA exceder a observação contínua com óculos de proteção especial por períodos de mais de 30 segundos, fazendo sempre intervalos de 3 minutos de descanso. Evita-se, desta forma, a acumulação de calor na retina. IMPORTANTE lembrar que o aquecimento da retina não é sentido tal como se sente o aquecimento da pele, uma vez que a queimadura da retina é INDOLOR! Se prolongar demasiado a observação, a retina aquece sem se aperceber e pode causar lesões irreversíveis, incluindo a cegueira parcial ou total. Além disso, evita-se que o filtro aqueça em demasia,
reduzindo a possibilidade de deteriorar o seu plástico.

As escolas poderão ainda assistir a uma vídeo-difusão sobre esta temática no dia 18 de março às 11h, em http://live.fccn.pt/mec/dge/eclipse .


*Os filtros solares oculares, ou óculos do eclipse, são vendidos nalgumas lojas de material astronómico ou em revistas de astronomia (estrangeiras), nestas ocasiões. Devem ter marca CE obrigatória, cumprindo a Norma Europeia EN 169/1992 e a Diretiva Europeia CEE 89/686.

 

Attachments:
FileDescription
Download this file (eclipse.pdf)eclipse.pdf 
Imprimir