A robótica como forma de consolidação dos conhecimentos de Física

Atividades Visitas: 1944

No âmbito das atividades de final do 2º período, o grupo de Informática e o Clube de Robótica, propuseram a realização de uma sessão sobre a aplicação da robótica em outras áreas de conhecimento. No dia 4 de abril, último dia de aulas do 2º período, decorreu a palestra - "A robótica como forma de consolidação dos conhecimentos de Física" com demonstração utilizando um robô, sob a responsabilidade do Professor Luís Filipe Figueiredo do Instituto Politécnico da Guarda.

Estiveram presentes as turmas da área das Ciências e Tecnologias dos 10º e 11º anos e as turmas dos Cursos Profissionais de Programação e Multimédia.

A utilização da robótica leva os alunos a compreenderem melhor os conceitos da física relacionados com as metas curriculares na área de cinemática e dinâmica da partícula a duas dimensões e centro de massa e momento linear de sistemas de partículas. A Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico da Guarda desenvolveu um robô educativo com o qual, transmite aos alunos um conjunto de aprendizagens que lhes permitem consolidar os conhecimentos de física nestas áreas.

Além do agradecimento ao Professor Luís Filipe Figueiredo, responsável pela palestra, agradecemos também a presença da Diretora da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico da Guarda, Professora Clara Silveira. 

Ver video da atividade

 

palestra (1).jpg palestra (10).jpg palestra (12).jpg

palestra (13).jpg palestra (14).jpg palestra (15).jpg

palestra (18).jpg palestra (19).jpg palestra (2).jpg

palestra (20).jpg palestra (22).jpg palestra (23).jpg

palestra (27).jpg palestra (28).jpg palestra (29).jpg

palestra (30).jpg palestra (31).jpg palestra (34).jpg

palestra (36).jpg palestra (37).jpg palestra (38).jpg

palestra (39).jpg palestra (4).jpg palestra (42).jpg

palestra (7).jpg palestra (8).jpg palestra (9).jpg

Imprimir