Visita ao museu P.O.R.O.S e Conímbriga

No dia 10 de dezembro, as turmas do 1º ano do Curso Profissional de Multimédia, do 10º ano de Línguas e Humanidades e 10º e 11º anos de Artes Visuais fizeram uma viagem no tempo até ao Império Romano e foram conhecer de perto os efeitos da romanização, visitando o Museu P.O.R.O.S. (Museu Portugal Romano em Sicó) e as ruínas de Conímbriga, em Condeixa-a-Nova.

Uma visita guiada por este museu dinâmico e interativo, inaugurado em 2017, fez-nos recuar 2.000 anos, através da recriação de espaços, sonoridades e ambientes próprios da época romana, dando-nos oportunidade de conhecer a forma como o império se organizava e como era mantido, mas também o modo como os romanos viviam o seu quotidiano, entre a vida pública e a vida privada.

E já que todos os caminhos vão dar a Roma, seguimos para o mais parecido que parecemos ter por terras lusas e dirigimo-nos às velhas ruínas de Conímbriga, para ver de perto as muralhas, o fórum, o teatro, as termas e a icónica casa dos repuxos, todos construídos com as mais sofisticadas técnicas de engenharia romana, mas em plena província da Lusitânia. Fomos romanos por um dia, não em Roma, mas quase!

Os professores: Alexandra Marta, José Vitorino e Susana Seixas