Visita ao Posto de vigia do Pisco em Trancoso

No dia 28 de junho a turma do 10ºE do curso profissional de Técnico de Proteção Civil deslocou-se a Trancoso para visitar o Posto de vigia do Pisco no âmbito de conteúdos programáticos sobre a área florestal e os incêndios florestais, da disciplina de Tecnologias e Processos.

Fomos recebidos pela Guarda Ana e o Guarda Principal Santos. Este explicou-nos o funcionamento daquele posto, a importância da vigilância dos espaços florestais nesta época e esclareceu algumas dúvidas dos alunos.

Com o aproximar da época de maior incidência dos incêndios florestais, a vigilância dos espaços rurais é uma das primeiras operações que permite detetar incêndios de forma precoce, levando a que primeira intervenção seja efectuada o mais cedo possível, ou seja, para minimizar o tempo que medeia entre a ignição e a chegada da primeira equipa de supressão. Tudo isto permite a diminuição da área ardida nos concelhos e traz inúmeras vantagens que advêm de uma floresta verde.

Posteriormente a Guarda Ana recebeu-nos no Posto Territorial da Guarda Nacional Republicana de Pinhel e, mais uma vez com muito entusiasmo mostrou-nos as áreas de atuação; assim como a missão, visão e valores pelos quais se regem. Esclareceu ainda dúvidas aos alunos e deu-lhes imensos conselhos.

Quem sabe se o futuro destes alunos não passará por este Posto da GNR?!