Dia Eco-Escolas - Hastear do Galardão 2019/2020

Foi com todo o orgulho que hoje (6 de maio de 2021) hasteamos a Galardão referente ao trabalho desenvolvido pelo Projeto Eco-Escolas durante o ano letivo 2019/ 2020.

Neste dia tão importante, e para presenciar este momento tão especial para nós, tivemos o prazer de receber na nossa escola o Sr. Presidente da Câmara Municipal, Rui Ventura, que salientou a importância deste projeto para todo o município.

Além do hastear da “Bandeira Verde” realizamos uma exposição com trabalhos Eco-Escolas, das disciplina de Ciências Físico Químicas (Professora Carla Soares); de Geografia (Professoras Virgínia Lopes e Joana Cabral) e de História (Professora Gina Silva).

Não foi por acaso que escolhemos o dia de hoje para hastear o símbolo máximo da luta pela consciencialização ambiental em meio escolar, pois hoje, é o Dia da Coragem!

Sim, é preciso ter uma boa dose de coragem para “agarrar” num projeto que a nível escolar não se trata de um simples clube que abarca uma disciplina e um grupo restrito de alunos.

O Eco-Escolas é um projeto que deve ser levado a cabo por todos os professores, todos os alunos, toda a Direção e todos os funcionários da escola, além de ter ainda como importante e imprescindível parceiro, o município.

Sem o envolvimento de todos, o Eco-Escolas não faz sentido, nem alcança qualquer resultado, pois a sensibilização ambiental de um pequeno grupo de pessoas não é o nosso objetivo, nem é o que se pretende.

Este, é um caminho que se faz muito lentamente e com muito trabalho. É desafiador e viciante ir conquistando, através de pequenos e cuidadosos passos, hábitos ambientalmente sustentáveis que a pouco e pouco se vão instalando na vida de cada um.

O Galardão que hoje hasteamos (com algum atraso mas com muito orgulho) refere-se ao trabalho que desenvolvemos no ano letivo transato, e que foi essencialmente um trabalho de descoberta da melhor forma para desenvolver esta novidade na nossa escola. Ainda assim foi o suficiente para que a nossa escola e o nosso município fossem galardoados!

Durante este ano letivo, cimentámos práticas, lançámo-nos em novos desafios, conseguimos despertar novos interesses, conseguimos envolver mais alunos e mais professores, juntámos esforços e conseguimos melhores resultados, mesmo com todos os desafios trazidos pela pandemia. Neste momento, já todos sabem o que é o Eco-Escolas, que ele existe e, espero bem, tenho vindo para ficar! 

Ainda temos muito para mostrar durante este ano, ainda só agora começamos, mas, nós já temos a certeza que este galardão que hasteamos hoje nem o lugar vai aquecer, pois o próximo (2020/2021) já está ganho!

Obrigada a todos que têm pacientemente atendido aos nossos pedidos/ desafios, principalmente a todos os que responderam SIM, como o Sr. Diretor (que tem criado todas as condições para que as nossas ideias saiam do papel); os alunos pertencentes à Brigada Verde; as professoras Carla Soares e Fátima Batista que também coordenam este projeto; o professor Maia Caetano que aceitou o desafio “O Mar Começa Aqui”; a professora Rita Teles por aceitar o desafio Horta Biológica; a professora Cristina Dias por aceitar o desafio UHU, poster Eco-Código e Horta Biológica; o professor Luís Matos por aceitar o Desafio Amar o Mar e decorações de natal recicláveis; as professoras Carla Soares e Dora Caetano por aceitarem o desafio PRIO – resíduos do futuro; a professora Amélia Sebastião por ser a nossa ponte com o 1º ciclo; aos professores Céu Monteiro e Manuel Perestrelo por estarem sempre atentos e desenvolverem temas sobre a sustentabilidade tanto no 3º ciclo como no secundário; a Engenheira Manuela, que tem atendido na hora todos os nossos pedidos, representando a nossa ponte com o município; o Sr. Presidente da Câmara, Rui Ventura, que nos tem apoiado também e a todos os professores e alunos, que são muitos e não conseguimos nomear todos, mas que de uma maneira ou outra têm participado também nas nossa atividades. E não podemos descrevê-las todas aqui porque a lista é longa!

Um grande Eco-Obrigada!    Professoras Virgínia Lopes e Carla Soares